top of page

NÃO RECOMENDADOS INDICA: Onde Os Fracos Não Têm Vez (No Country for Old Men)

  • naorecomendados
  • 21 de ago. de 2015
  • 3 min de leitura

Sinopse: Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma mala cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones).

Agora vamos a um review do filme, então possívelmente terá spoilers, aconselho ver o filme primeiro.

O filme dirigido pelos irmãos Coen é baseado em um livro homônimo do escritor Cormac McCarthy, que se passa no Texas dos anos 80. Conta a história de Llewelyn Moss (Josh Brolin), um "sortudo" que encontra uma mala cheia de dinheiro no meio de uma cena de crime entre traficantes. Moss não pensa duas vezes e pega a maleta com os dólares e é apartir daí que ele é perseguido pelo vilão Anton Chigurh (Javier Bardem), um psicopata assassino capaz de qualquer coisa e quase impossível de ser pego pela polícia. Chigurh é um personagem curioso e fantástico, graças a interpretação do ator Javier Bardem. Tem um visual não muito comum e carrega consigo outras armas tão incomuns quanto: uma escopeta com um enorme silenciador e uma arma pneumática (aquelas usadas para abater bois). Javier inclusive ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Oscar e Globo de Ouro).

Llewelyn Moss

Anton Chigurh

Depois somos apresentados ao xerife Ed Tom que tem papel fundamental na trama. Ele tenta ajudar Moss a escapar dos traficantes mexicanos e de Chigurh, que o perseguem o filme inteiro. Ed Tom sempre está um passo atrás de Chigurh e o considera como um "fantasma" em algumas vezes.

Ed Tom Bell

Os irmãos Coen sempre recebem destaque pelo seu cuidado na construção de suas tramas e de seus personagens, e também pelo detalhe de cada plano e sequência, por isso o filme teve 8 indicações ao Oscar e venceu 4 (Melhor Filme, Direção, Roteiro e Ator Coadjuvante para Javier Bardem). Uma das cenas mais icônicas do filme é quando Chigurh chega em uma loja no meio do nada e ameaça o dono, podemos ver ali toda maestria dos Coen. Confira:

Muitas opiniões são dividias quando falamos do final do filme, que não possúi a famosa e clichê última batalha entre o bem e o mal. Onde Os Fracos Não Têm Vez tem um final que podemos dizer que corta o clima, isso se deve ao fato de que o protagonista do filme não é Llewelyn Moss ou Anton Chigurh, o protagonista na verdade é o xerife Ed Tom o tempo todo e nós temos que pensar nisso ao analisar o fim.

Outra coisa que confundiu as pessoas foi o título do filme em português, que mudou o real significado, que era: "Este País Não É Para Velhos". Se tivessem colocado a tradução ao pé da letra nos facilitaria entender que o filme trata da violência dos tempos atuais pela ótica do xerife que não se sente mais válido nesse novo mundo, pois na época dele nem armas as autoridades precisavam usar e agora ele se depara com o mal personificado em Chigurh no qual é muito mais forte que ele, tornando o país impróprio para o xerife.

Se não viu, VEJA. Se já viu, espero que nossas explicações tenham ajudado a compreender esse incrível filme.

 
 
 

Comments


Posts Destacados 
Posts Recentes 

© 2023 por Fazendo Barulho. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
bottom of page