NÃO RECOMENDADOS INDICA: Laranja Mecânica
- naorecomendados
- 17 de jul. de 2015
- 3 min de leitura
Para começar, se você ainda não viu "Laranja Mecânica" corra para o Google e assista esse filme, ele vai mudar sua forma de pensar e CONTÉM SPOILER.
Depois desse aviso podemos começar a tentar entender o que foi esse filme. "Laranja Mecânica" é um filme de 1971 escrito, produzido e dirigido pelo mito Stanley Kubrick, adaptado de um livro homônimo do escritor Anthony Burgess.
O filme conta a história de Alex DeLarge (Malcolm McDowell), um sociopata muito carismático, um ser amoral, que não respeita e desconhece as mínimas e convenientes regras da sociedade. Alex é líder de uma pequena gangue denominada "drugues" (significado de "amigo", "camarada" em russo), além de Alex temos Pate, Georgie e Dim.

Alex DeLarge
"Laranja Mecânica" se passa em uma Londres futurista e nos deparamos com Alex e seus drugues se embebedando com uma bebida chamada "Moloko Vellocet" (leite com drogas), após isso eles saem para uma noitada de ultra violência, espancando um morador de rua, brigando com uma gangue rival e roubando um carro, onde dirigem até a casa do escritor F. Alexander, onde espancam-no, quase deixando-o morto e depois Alex ainda estupra sua esposa enquanto canta "Singin' in the Rain", que se torna uma das cenas mais icônicas do cinema e você NUNCA mais vai ouvir essa música da mesma maneira depois dessa cena.

Os drugues manifestam um certo descontentamento com Alex, exigindo igualdade e mais roubos de alto rendimento, porém Alex os ataca para reafirmar sua liderança. Mais tarde eles invadem a casa de uma mulher rica, porém quando Alex tenta fugir Dim esmaga uma garrafa de Moloko Vellocet em seu rosto, deixando-o atordoado e sangrando. DeLarge é capturado e espancado pela polícia. Aí que vemos o filme começar a mudar, o agressor e temido Alex agora se transforma no indefeso prisioneiro.
Depois de dois anos cumprindo sua sentença, convertendo-se à religião e se transformando numa espécie de aprendiz dos bons e respeitosos costumes, Alex se prontifica a participar de uma terapia experimental de aversão à todo tipo de sentimento de violência para tentar reabilitar criminosos, o tratamento Ludovico. Alex é drogado, preso a uma cadeira, com os olhos forçadamente abertos, obrigando-o a assistir a imagens de ultra violência com a trilha sonora de seu compositor favorito, Ludwig van Beethoven, as drogas o fazem ficar enjoado e com aversão ao que antes ele amava.

Tratamento Ludovico
Alex é colocado a prova contra agressões, insultos e a uma mulher semi-nua, DeLarge não consegue reagir e passa muito mal. Com essa "melhora", Alex é liberado e devolvido as ruas, porém com tudo diferente agora: seus bens foram confiscados pela polícia, seus pais alugaram seu quarto, o morador de rua que no começo do filme Alex e seus drugues tinham espancado o encontra novamente. O final eu deixo por conta de vocês para não estragar totalmente a experiência.
Com "Laranja Mecânica" nós percebemos que a sociedade se torna mais cruel que o próprio Alex DeLarge, "Ele deixa de ser um malfeitor, mas também deixa de ser uma criatura capaz de escolhas morais". O filme flerta com psiquiatria, delinquência juvenil, gangues de jovens e outros assuntos sociais, políticos e econômicos, com o seu assunto principal sendo a violência dos seres humanos, inclusive os intitulados "cidadãos de bem".
Confira o trailer:
Comments